segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O Lixo, a cordinha e a aderência!

Bom, hoje gostaria de contar três situações que mesmo sendo simples trouxeram grandes ensinamentos Dele.
Primeiro falemos do lixo. Sexta-feira, a casa estava limpa, um brinco, e eu precisava sair para aula... até aí tudo certo. Quando volto da escola percebo que haviam umas sacolinhas de lixo na garagem, e meu cachorro estava solto... pensei comigo, “vou entrar, comer algo, depois venho e coloco esse lixo na rua”... até aí também tudo certo! Mas algo aconteceu nesse pequeno espaço de tempo, quando eu menos esperava comecei a ouvir uns barulhos, quando me dei conta meu cachorro já tinha rasgado todas as sacolas. Agora, o que estava limpo se encontrava coberto de lixo. Olhei bem para os olhinhos dele e perguntei, “por quê?”... tudo estava lindo, limpo, e ele sem me entender “muito” saiu com a cabeçinha pra baixo todo tristonho.

Assim somos nós, eis aí uma coisa que fazemos todos os dias. Deus nos dá uma casa limpa, brilhando, mas nunca nos contentamos e sempre buscamos no lixo algo que aparentemente poderá nos satisfazer, mas que, na verdade, causará um estrago e uma sujeira tremenda. E por quê? Porque nossa natureza é assim, naquele momento Deus me ensinou que o fato do meu cachorro ter ido mexer naquelas sacolas foi algo natural, ele agiu por instinto. E somos como ele, agimos pelos nossos instintos, pela nossa própria vontade, pela nossa curiosidade. Quantos lixos estamos mexendo em nossas vidas hoje? Porque estamos buscando lixos, sujando nossas vidas, quando há uma casa limpa e linda a nossa espera?

Penso que nosso Pai nessas horas nos olha e faz a mesma pergunta que me fiz, “Porque você, meu filho, insiste em mexer em coisas que não são pra você? Que causarão sujeira em sua vida, espalharão lixos muitas vezes difíceis de serem removidos e que o deixarão com um odor desagradável diante de mim? Porque você não conserva limpa a casa que eu te dei?”. E nosso maior erro é pensar que nesse pequeno espaço de tempo nada de ruim poderá acontecer, porém, quando menos esperamos somos surpreendidos com sacolas rasgadas e lixos por várias partes da nossa vida. Viver ignorando o erro é viver se iludindo, é viver tentando esconder o que passa a ser visível em nós... lixo! É hora de colocar as coisas no lugar, arrumar bem nossa casa para que nenhuma sacola dê margem para nossos instintos agirem e nos levarem para a sujeira, que na maioria das vezes são bem difíceis de serem limpas. Mas acima de tudo isso, aprendi também quão tremendo é o amor Dele...capaz de limpar nossa casa sempre, removendo cada sujeira, cada lixo, com amor! Teu amor nos limpa,transforma, nos lava, através Dele somos chamados de “bom perfume de Cristo”. Com Ele a sujeira se converte em pureza, em limpeza, em integridade, em graça. Graça imerecida, amor imerecido, mas sempre disposto a acreditar em nós e a nos perdoar até mesmo quando buscamos lixos ao invés da pureza das coisas vindas Dele!

Já a cordinha foi algo tão simples, + ao mesmo tempo muito tremendo. No feriado fomos acampar e dividimos as pessoas para montar o lual que seria feito mais a noite. Minha equipe ficou responsável por decorar o local, saímos em busca de flores, folhas e voltamos com muitas coisas. Montamos uns enfeites e tal, e lembro que havia uma cordinha no chão... naquele momento algo tão banal como uma cordinha nos deu um grande ensinamento. “Tudo o que Deus nos dá é para fazermos e usarmos na obra Dele”, e confesso que na hora não entendi muito o que faria com ela. Mas ao olhar em minha volta vi uma folha de palmeira, linda, a mais linda de todas... na mesma hora amarrei essa folha com a cordinha no centro da mesa, e percebi que aquilo era o que faltava para a mesa ficar completa. Querido, Deus dá a mim e a você várias “cordinhas” que não aparecem em nossa frente devido ao destino, e sim devido ao querer Dele. Elas são as ferramentas que precisamos para desenvolver a obra, os diversos dons que o Pai nos dá, e quando reconhecemos que tudo que nos é dado vem Dele e tem como função ser benção para o reino, passamos a ver coisas lindas que se ligam e que muitas vezes passam despercebidas aos nossos olhos. Como a folha e a cordinha, os dons e o servir formam lindas paisagens, se completam... são nossas ferramentas para desempenhar nosso papel de forma bela no reino do nosso Pai. E mais ainda, quando compreendemos que essas cordinhas não são nossas, e não estão sem motivo diante de nós compreendemos quão perfeita é a vontade Dele, onde por mais confusa que esteja a situação, Ele nos revela o que fazer com essas cordinhas e nos coloca no centro. Centro de sua vontade! Você tem usado de forma sábia as cordinhas que Deus tem confiado a você? Tem entendido que todas elas são para o engrandecimento do seu reino na Terra?

Por último veremos a aderência. Em uma conversa com meu pai sobre carros, direção, aprendi algo muito sábio. Meu pai me ensinou que o carro em pista molhada perde a aderência e derrapa, acontecendo os acidentes. Como carros andando na pista molhada nós somos, muitas vezes nos perdemos em tempestades, em dúvidas, dores, vontades e perdemos a aderência. Não estamos fixados como deveríamos sobre a base, sobre o chão, perdemos o contato muito fácil quando as muitas águas vem e permitimos que acidentes aconteçam. Contudo, existe um Deus soberano que zela por cada um de seus filhos e é Nele que devemos lançar nossas expectativas e tudo aquilo que surge em meio as águas para nos tirar a aderência. Sabe por quê? Simples, porque ele é a nossa base, nossa rocha. E quando estamos firmados sobre a rocha não há vento, água, calor ou frio que nos tire a aderência, muito pelo contrário, o agir desses fatores em nós, assim como nas rochas, nos dão forma...a forma exata para nos achegarmos a Ele!

Que possamos fugir dos lixos, usar as cordinhas e nos manter sempre firmes no infinito amor de DEUS!

Que Ele abençoe você!


“Pois Nele vivemos, e nos movemos, e existimos” (Atos 17:28)

“Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”. (2 Coríntios 6:17-18)

7 comentários:

Unknown disse...

Oi luu!!

Mt bom o post! Ultimamente tenho atentado mais pra essas li�es simples como as que vc citou que Deus nos mostra e nos ensina muito com elas.As vezes (ou quase sempre)esperamos que DEUS nos mostre algo atraves de alguma coisa gigantesca,sobrenatural,algo que saia do ceu e invada nosso quarto no meio da noite, n�o que ele n�o tenha poder pra isso pois ele pode tudo,mas Deus nos revela mts li�es na simplicidade,quando estamos sensiveis a isso. Bom saber que tu esta sensivel a esses ensinamentos e que Deus tem te usado com isso!!

mas � isso ai,limpando o lixo,usando a cordinha e tendo aderencia na pista de Deus... ah,sobre a aderencia que seu pai comentou,o ato do carro perder aderencia sobre uma pista molhada chama-se "aquaplanagem"...rsrs,aprendi na auto-escola... portanto nada de aquaplanagens em nossas vidas!! rsrs

Bjaum lu!
fica com Deus!!



Fica com Deus luu!!!

Fernando Henrique Bordrin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Henrique Bordrin disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Letícia Amorim disse...

beleziiinha essa Luziiiinha!
já pode até escrever um livro :P

t amooo!

Isabela Pizani disse...

Max lucado escreve assim...rsrsrs

Muito bom ...incrível o revelar de Deus através do mais simples, do mais puro...
E é bom ver que você tem estado atenta a isso!
É, o Homem ta te usando neguinha...pega a cordinha e se amarra nEle....hehe
amote

Anônimo disse...

Oi Lu

Eita nozes...lembro quando a gente tava lá e vc disse:"Deus mando essa cordinha, ele quer que a gente use pra alguma coisa"
hauahua...e realmente vc uso
a mesa fico linda!
post mto bom...
te amo luizita!

Bru! disse...

Sem palavras!...
Q Deus continue te usando e te abençoando Lu!
Q Ele continue falando contigo! Q o nosso Senhor Jesus sinta-se cada vez mais à vontade na sua vida!
Te amo amiga!
Saudades viu?!
=***