terça-feira, 21 de agosto de 2007

Remédios do Amor, e Amor Sem Remédio - II

O segundo remédio do amor é a ausência. Os filósofos costumam definir a morte como ausência, e seus dois primeiros efeitos como dividir e esfriar.

Um dos maiores exemplos dessa verdade foi Madalena ao sepulcro de Cristo na madrugada da Ressurreição. Ela olhou, não achou o sagrado corpo, tornou a olhar, persistiu, chorou. E por que ela fez tudo isso? Não era pelo tanto que amava a Cristo, e sim pelo quanto que o temia! Ela sabia que a ausência tem os efeitos da morte: apartar e depois esfriar; e como se via apartada do seu amado, que é o primeiro efeito, temia que se lhe esfriasse o amor no coração. E como o coração se aquenta pelos olhos, por isso procurava achar o corpo de seu Senhor, para que, com a sua vista, se tornasse a aquentar o amor.

Estes costumam ser os efeitos da ausência. Porém, o coração de Cristo, humano e divino juntamente, ainda que, como humano, se aparta, como divino não se esfria. O fogo pode-se apartar, mas não se pode esfriar. Estando perto ou longe, presente ou ausente, sempre arde igualmente, porque sempre é fogo. Poderá ser tão distante a ausência, que o tire da vista; mas nenhuma tão poderosa que lhe mude a natureza.

Assim como o amor de Cristo não podia deixar de amar em nenhum tempo, porque é eterno, assim não pode deixar de amar em nenhum lugar ou distância, porque é amor. E o amor não é união de lugares, e sim de vontades; se fosse união de lugares, a distância o desfaria, mas como é união de vontades, a ausência não o pode esfriar nem diminuir.

Tão longe esteve a ausência de ser remédio para o amor de Cristo, e tão longe de causar os seus efeitos, que antes produziu o contrário. Os efeitos da ausência, como vimos, são dividir e esfriar; e a ausência de Cristo, em vez de dividir, uniu as pessoas, e em vez de esfriar, acendeu o amor. Quando Saulo caminhava furioso para Damasco, Deus disse as seguintes palavras que o derrubaram e converteram: Saulo, Saulo, por que me persegues? E isso aconteceu dois anos depois da subida de Cristo ao céu. E se Cristo estava no céu, como se queixa de que Saulo o perseguia? Sendo que na verdade ele perseguia a seus discípulos?! Simples! Porque, ainda que o Senhor estivesse no céu e os discípulos na terra, Ele estava tão unido com eles, que os não distinguia de si. Se os distinguira de si, dissera: Por que persegues a meus discípulos? Mas, porque os não distinguia de sua própria pessoa disse: Por que me persegues a mim.
Por isso Cristo não faz distinção de si aos seus discípulos quando está no céu, porque no céu já estava ausente, e o primeiro efeito que causou a ausência em Cristo foi uni-lo mais com os mesmos de quem se ausentara. Quando estava presente, Cristo e os discípulos eram eu e estes; porém, depois que esteve ausente, já não havia eu e estes, senão eu; já não havia: Por que os persegues a eles, senão a mim.

Depois da Ceia deste dia despediu-se o divino Mestre amorosamente dos mesmos discípulos, e, vendo-os tristes por sua partida, consolou-os com estas palavras:
“Discípulos meus, não vos desconsole a minha partida: ausento-me de vós, mas adverti que a vós vos convém e importa muito esta mesma ausência, porque, se eu não for para o céu, não virá o Espírito Santo; porém se for, como vou, eu vo-lo mandarei de lá.” Assim o prometeu o Senhor, e assim o cumpriu. Partiu-se, foi para o céu, e em poucos dias, ficando lá a pessoa do amante, veio pra cá em pessoa o seu amor. Mas como veio? Não menos intenso, não menos ardente, não menos abrasado que em forma de fogo.

O mesmo Cristo o já tinha dito muito tempo antes deste fogo de seu amor, e disse que ele viera pôr fogo à terra, e que não desejava mais nenhuma coisa senão que se acendesse. Mas se o Senhor desejava tanto que o fogo de seu amor se acendesse na terra, por que o não acendeu enquanto esteve nela? Porque é propriedade maravilhosa deste fogo divino aguardar pela ausência para se acender. E isto é o que disse aos discípulos: “Se eu me for, se eu me ausentar de vós, então vos mandarei o fogo do meu amor, ou o meu amor em fogo, para que vejais quanto vos convém esta minha ausência, e para que não receeis que ela, como costuma, me haja de esfriar o amor, porque antes o há de entender e acender mais”.

“Cuidais que eu só sou Deus de perto, e não Deus de longe? — Enganai-vos.” (Jer. 23,23)... De perto sou Deus, e de longe Deus; antes, do modo que pode ser, mais Deus ainda de longe do que de perto, porque de perto mostro a minha presença, e de longe a minha imensidade. E Ele fala a você, que está preparando um lugar, uma morada no céu e que se você crer Nele coisas maiores fará! Tal é o amor do nosso Deus, ou o nosso Deus do amor....que este amor possa crescer em sua vida e uni-lo cada dia mais às pessoas e ao Pai!
Que Deus abençoe vocês!

(Sermão do Mandato)




Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;
e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei. Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre. A saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós para sempre.
Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós. Ainda um pouco, e o mundo não me verá mais; mas vós me vereis, porque eu vivo, e vós vivereis. Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

(João 14)

2 comentários:

Anônimo disse...

oia! lu poetica!
mais tudo isso é verdade...
a gente tinha que etr muito amis amor!!

beeeijo luzao e muuuuuitas saudades!

Isabela Pizani disse...

luzis...
muy bueno han!
yo tive que força la mi vista un poukito ahn, pero que estoy ficando cegueta, mas non há problema...
una postagen muy bela esta!
una canción em portugues hablas:

"Nada vai me separa do teu amor, nada vai me separar de Ti, Senhor!"

isto és real mi vida...em tu vida...
en la vida de todos nosotros han...

Dios te abençoe mutcho...

Bsos luh!
amote...